quarta-feira, 28 de março de 2012

Era Uma Vez... Parte 2 [episódios 5 a 8]

Título Original: Once Upon a Time...
Elenco Principal: Ginnifer Goodwin, Jennifer Morrison, Lana Parrilla, Josh Dallas, Jared Guilmore



Hoje regresso com a minha demanda de vos dar a minha crítica e análise dos episódio já emitidos pelo AXN até agora. Hoje será a vez dos episódios 5, 6, 7 e 8.



Episódio 5 - That still small voice

Neste episódio ficamos a conhecer a história do Grilo Falante, também conhecido como sendo a 'consciência'.
Mais uma vez esta série volta a surpreender-nos: antes de ser o famoso Grilo Falante, este era um rapazinho ruivo, Jiminy Crickett, que, contrariando os seus pais, sabe bem o que é o bem e o mal. Apesar disto Jiminy não conseguiu fugir à influência dos pais, levando a vida a roubar e a enganar outros sob as ordens dos pais.
De volta a StoryBrook, este personagem icónico é Archie Hopper (Raphael Sbarge) o psicólogo de Henry (muito subtil, não? A consciência que no mundo real é psicólogo! Mais uma vez as coincidências nesta série não são por acaso... já para não falar no chapéu de chuva característico deste mítico ser sempre presente.) e, tal como os outros habitantes da vila não se lembra de ser um Grilo.
Não me vou alongar mais, mas só mais um pequeno pormenor: neste episódio entra também um cão, um cão que vai salvar o seu dono Archie e Henry, depois de estes ficarem presos numa antiga mina prestes a desabar, este cão é um Dálmata e chama-se, nem mais nem menos, Pongo (faz-vos lembrar alguma coisa? Mais um grande motivo que faz destacar esta série!).


Episódio 6 - The Shepherd

Este episódio apresenta-nos um rei sem escrúpulos, que usa as pessoas apenas para obter poder. Ficamos a conhecer o verdadeiro Príncipe Encantado, que era afinal um pastor, filho único que tinha de trabalhar para poder pôr pão na mesa.
A vida deste simples pastor muda quando o rei lhe diz que este tem de ocupar o lugar do falecido irmão gémeo, um pouco estranho? Pois ele também o achou... Ao que parece ele tinha um irmão gémeo que foi ocupar o lugar de príncipe.
Tal como David Nolah (Josh Dallas), também este tem uma escolha nas mãos: David tem o conflito Katherine vs Mary Margaret; o pastor abdica de um sonho, o sonho de encontrar o verdadeiro amor, em prol do cumprimento de um dever que vai deixar a sua mãe e os outros habitantes do reino com melhores condições de vida.
Neste episódio ficamos a conhecer o Rei George, o Rei Midas (sim, aquele que transforma em ouro tudo em que toca) e um Dragão bem ao estilo dos Contos de Fadas, embora este não guarde uma princesa numa torre, neste caso este atormenta o abastado Reino do Rei Midas.
Uma pequena crítica que se perde na espectacularidade da série: os efeitos especiais não são os melhores neste episódio...mas é só uma criticazinha!


Episódio 7 - The Heart is a Lonely Hunter

Posso dizer que este foi o episódio mais emocionantes de sempre e que mais me deixou com o coração nas mãos, não literalmente como a nossa maléfica Rainha Má o consegue fazer, se é que me entendem...
Neste episódio ficamos, finalmente, a saber mais sobre o misterioso e solitário Sheriff Graham (Jamie Dornan), e, quando pensamos que há uma personagem que começa a relembrar-se da sua vida nos Contos de Fadas e que este vai convencer Emma a acreditar em tudo o que Henry lhe tem andado a dizer à 7 episódios este morre da forma mais fria e brilhante de sempre.
Após o beijo a Emma, Graham começa a recuperar memórias, nomeadamente de lobos e sai desorientado para as ruas da vila em busca destes o que nos faz a nós voltar ao mundo fantástico dos Contos de Fadas.
Descobrimos, então, que este não é senão o Caçador que a Rainha contrata para matar a doce Branca de Neve depois de assassinar o seu pai.
De volta a StoryBrook, Graham procura Henry para lhe fazer perguntas sobre o seu livro, e este fala-lhe do Caçador e do facto de a Rainha Má lhe ter literalmente roubado o coração. Este começa a ligar estes novos factos à sua necessidade constante de sentir algo, o que o faz pensar que, tal como a personagem ficcional,  não tem coração (se ele sonhasse onde é que ele anda...).
Quando este finalmente prova que não é mais um capacho de Regina esta dá a este episódio o final mais apoteótico de sempre! Brutal, intenso e inesperado: ao vermos Regina, sim Regina e não a personagem Rainha Má, a pegar nas suas mãos o coração de Graham e a transformá-lo em pó (mais uma vez a prestação de Lana Parrilla está de parabéns, ela esteve fabulosa!).
Este morre nos braços de Emma depois de um beijo apaixonado.
Bem, uma importante novidade: Regina lembra-se bem de quem é!


Episódio 8 - Desperate Souls

O Sheriff Graham morreu. E, apesar do luto, é preciso arranjar um novo xerife para StoryBrook.
Depois de Regina tomar a decisão de pôr Sydney Glass (Giancarlo Esposito) Editor-chefe do «Daily Mirror» como xerife, Emma diz que quer concorrer ao cargo, originando uma eleição em StoryBrook.
Nos Contos de Fadas conhecemos a história de  Rumpelstiltskin, ou melhor, de como ele se torna nesta criatura, a partir da sua tentativa de obter o poder supremo, a fim de ajudar o filho a evitar os horrores de uma guerra sem sentido.
Mr. Gold, após Emma recusar a sua oferta de ajuda para destronar Regina, decide ajudá-la na mesma, porém de forma pouco ortodoxa incendiando a Câmara Municipal, fazendo de Emma uma heroína, após esta salvar ReginaEmma revela a todos da cidade, no debate, que o Mr. Gold foi o responsável pelo incêndio na Câmara Municipal e recua da corrida. Mas depois descobre que os cidadãos a elegeram como xerife depois de ver seu discurso, mostrando coragem ao enfrentar Mr. Gold. Mais tarde, Mr. Gold conta-lhe o seu plano e como ele correu conforme ele queria dizendo-lhe que ela está agora em dívida para com ele.
Hum... pormenor curioso deste episódio: Glass quer dizer vidro, «Daily Mirror», mirror é espelho em português...como já disse não há coincidências nesta série e já se advinha quem pode ser este homem, que anda sempre colado a Regina, no mundo dos Contos de fadas! Não? Ok, uma pista: «Espelho Meu, Espelho Meu...», e agora??


Espero que tenham gostado! Amanha volto com os restantes episódios.

Carina Diogo

Sem comentários:

Enviar um comentário