segunda-feira, 26 de março de 2012

Era Uma Vez... Parte 1 [episódios 1 a 4]

Título Original: Once Upon a Time...
Elenco Principal: Ginnifer Goodwin, Jennifer Morrison, Lana Parrilla, Josh Dallas, Jared Guilmore

Como sabem a série Era Uma vez... estreou dia 13 de Janeiro no AXN e eu estou completamente apaixonada e deliciada com esta série!!


Sendo assim, decidi fazer um pequeno resumo e análise dos episódios já transmitidos, para depois acompanhar semanalmente a série! Hoje vou resumir-vos os 4 primeiros episódios.


Episódio 1

Emma Swan (Jennifer Morrison) é uma mulher que cresceu órfã e, no seu vigésimo oitavo aniversário, recebe a visita de Henry (Jarder Gilmore), o filho que deu para adopção à 10 anos atrás.
Esta decide levá-lo de volta à casa da sua mãe adoptiva, viagem que a leva a StoryBrook, uma pequena vila em Maine. Até aqui tudo normal...porém aquando da sua chegada, Henry diz-lhe que todos os habitantes da vila são personagens de contos de fadas.
Enquanto isto decorre somos levados ao mundo dos contos de fadas onde ficamos a conhecer personagens emblemáticas como a Branca de Neve, Príncipe Encantado, a Capuchinho Vermelho e a sua Avozinha, o Grilo Falante, o velho Gepeto, entre outros.
De volta à realidade actual, Emma não acredita no que o filho lhe diz, nem mesmo depois de esta ser «impedida» de voltar para sua casa em Boston.
Percebemos que StoryBrook funciona como uma prisão para estas personagens, isto porque a Rainha Má (interpretada fabulosamente por Lana Parrilla), madrasta da Branca de Neve e, no mundo «real», mãe adoptiva de Henry, Regina, lançou uma maldição às personagens dos contos de fadas, exilando-as no mundo real e sem memória das suas identidades reais. 
No final do episódio, além de fascinados com os cenários, personagens (etc. etc.), percebemos que, com a chegada de Emma, as coisas começam, finalmente a mudar (o relógio que está parado desde sempre começa a funcionar sem motivo aparente), não fosse ela a grande heroína da história, a filha de Branca de Neve e a chave para todos os problemas!


Episódio 2 - The thing you love most

Neste episódio Regina tenta a todo custo fazer com que Emma desapareça de StoryBrook e da vida de Henry, levando-a mesmo a uma pequena estadia nas celas da prisão.
Regina descobre o livro de Harry e ao lê-lo percebe que o filho pensa que ela é a Rainha Má, também repara que faltam as últimas páginas do livro. Ao questionar o filho este diz-lhe que não acha que a mãe é a Rainha Má e que faltam páginas porque é um livro antigo.
Regina repara que o relógio da cidade funciona e que o carro de Emma continua na vila. Depois de «pedir-lhe» para se ir embora, levando-lhe um presente de despedida, um cesto de maças (nada pertinente), Emma decide, então, ficar!
De volta aos contos de fadas ficamos a saber como a Rainha Má conseguiu a maldição, levando-nos a conhecer Maleficent, a bruxa da nossa «dorminhoca» preferida, a Bela Adormecida.


Episódio 3 - Snow Falls

Neste episódio ficamos finalmente a saber como a Branca de Neve e o Príncipe Encantado se conheceram.
No mundo real, Mary Margaret (Ginnifer Goodwin), a nossa Branca de Neve, não tem sorte nenhuma no amor e está prestes a desistir de encontrar o seu «Príncipe Encantado», quando Henry encontra a resposta no seu livro. Ao que parece o John Doe («Zé Ninguém») que se encontra em coma no Hospital é na verdade o verdadeiro Príncipe Encantado, a sua eterna alma gémea.
No mundo dos contos de fadas conhecemos a verdadeira Branca de Neve, antes do seu Príncipe, e depois de fugir das «garras» da Bruxa Má sedente de vingança (o porquê está ainda por descobrir). Esta Branca de Neve não é bem aquela que nos era apresentada pela Disney: ela luta, tem uma personalidade muito forte e dá-se com ogres... Como é de esperar o Príncipe Encantado vai se apaixonar loucamente por ela.


Episódio 4 - The price of gold

E mais um episódio que nos faz voltar à infância! Neste episódio ficamos a conhecer a doce e sonhadora Cinderela.
Mas, como já vem sendo habitual em Era Uma Vez..., a história da jovem rapariga que era escravizada pela sua madrasta e as suas horrorosas irmãs e que uma noite sonhou estar no baile do castelo e a sua Fada Madrinha apareceu proporcionando-lhe esse sonho, não acontece bem desta forma...
A Fada Madrinha foi retirada à força de cena pelo poderoso Rumpelstiltskin, ou Mr. Gold em StoryBrook (Robert Carlyle). Cinderela é, então, forçada a fazer um acordo com este ficando aprisionada a uma dívida que nunca conseguirá pagar.
No mundo real, Ashley (Jessy Schram) de 18 anos luta para manter a sua filha ainda por nascer.
Ao se rever em Ashley, Emma decide ficar definitivamente em StoryBrook.
O sapatinho da Cinderela não é vislumbrado, mas há um paralelismo no mundo real com Harry a correr nas escadas da sua casa, para a sua mãe não perceber que este saiu de casa, o que faz este perder os sapatos (curioso, não?).


Chegamos ao fim por hoje! Trago-vos mais 4 episódios para a próxima vez.

Carina Diogo