segunda-feira, 2 de abril de 2012

As Serviçais

Título Original: The Help
Elenco Principal: Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard e Jessica Chastain
Realização: Tate Taylor


Este filme As Serviçais conta a versão dos factos daquelas que serviam a classe alta dos anos 60, toda ela constituída por «Brancos», e a classe baixa, aquela que «servia», toda ela era constituída por negros.
O filme é um retrato sobre uma jovem caucasiana, Skeeter (Emma Stone) e a sua relação com duas empregadas negras durante o movimento dos Direitos Civis na América na década de 60. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas, mostrando o racismo que elas enfrentam enquanto trabalham para as famílias de brancos.
A história passa-se em Jackson, Mississippi.


Esta é uma história que mostra o quão repugnantes podem ser as pessoas. Pessoas que deixam as suas famílias, os seus filhos sozinhos para irem criar os filhos dos outros e ainda assim são constantemente criticadas e olhadas de lado por aqueles a quem elas dedicam as suas vidas.


Este filme mostra, também, que, apesar da maioria dos «brancos» escravizar a sociedade negra, há também aqueles que mesmo tendo empregados os tratam como se da família se tratassem, envolvendo-nos num clima de esperança e fé na sociedade.


É um filme que demonstra que devemos que lutar pelos nossos direitos e que o clichê de «a união faz a força» pode ser mesmo verdade. Apesar de não vislumbrarmos muitas mudanças na mentalidade da sociedade em relação às domésticas, observamos que o livro deu um forte abanão a quem o leu, não passando indiferente a ninguém.


Quanto às performances, devo dizer que Viola Davis como Aibileen Clark, uma das grandes impulsionadoras deste romance, me impressionou bastante (*clap*clap*clap*)! Mereceu a nomeação para melhor actriz, e, apesar da minha admiração e devoção a Meryl Streep, também esta merecia o Óscar.


Octavia Spencer é Minny Jackson, nomeada para melhor actriz secundária e, naturalmente, a grande vencedora! Uma performance brilhante, cheia de força, frustração, luta e alguma comédia (proporcionando o momento mais cómico do filme). Mais uma grande surpresa.


Emma Stone mais uma vez mostrou que é uma grande actriz da geração mais jovem de actores. Skeeter, caucasiana e revoltada com a mentalidade dos seus, escreve este livro, contra tudo e todos. Gera-se ao longo da trama uma cumplicidade deliciosa entre esta e as suas «musas», Aibileen Clark e Minny Jackson.


Bryce Dallas Howard (Hilly Holbrook) e Jessica Chastain (Celia Foote) representam os antagonismos desta sociedade. As duas pertencem à alta sociedade, mas Hilly é uma das grandes apoiantes da separação entre negros e brancos, mostrando o lado mais repugnante da sociedade, Celia é uma mulher que se sente sozinha e contrata Minny, quando mais ninguém o faz, encontrado apoio nesta, tratando-a como se da sua família fosse. Jessica Chastain também foi nomeada para melhor actriz secundária, perdendo para Octavia Spencer.


Uma grande história, uma grande mensagem e um elenco de luxo fazem de As Serviçais um grande filme! Deixo aqui o trailer:


Espero que tenham gostado!

Carina Diogo