sábado, 25 de julho de 2015

Horns

Ano: 2013
Realizador: Alexandre Aja
Elenco Principal: Daniel Radcliffe, Juno Temple, Max Minghella, Joe Anderson
Classificação IMDB: 6.5



Ig Perrish: People say you should always do the right thing, but sometimes there is no right thing. And then, you just have to pick the sin you can live with.

Ig (Dan Radcliffe) e Merrin (Juno Temple) tinham tudo para dar certo, tudo o que alguém, mesmo não sendo a pessoa mais romântica de todos os tempos, sonha. Tudo. Tudo....até ela morrer. E o cerne da questão não é só o facto de ela ter morrido: Merrin foi violada e brutalmente assassinada no local onde ela e Ig passavam a vida. Obviamente que Ig, seu namorado de longa data (bolas... desde miúdos que eles não se largavam), foi indiciado como autor do macabro crime.


Este é o mote para um magnifico thriller recheado de ação e suspanse. E Dan está realmente incrivel! Por vezes até se consegue ver um bocadinho de Harry Potter nesta personagem. Tal como Harry, também Ig teve de lutar para não socumbir ao "lado negro", porém este não teve a mesma força do senhor Potter....ou, se quisermos analisar de outro ponto de vista, teve a força para abraçar este seu novo "eu", até porque era a única forma que ele tinha para descobrir o que realmente aconteceu com o amor da sua vida.


Ig Perrish: I'm gonna love you for the rest of my life. 
Merrin Williams: Just love me for the rest of mine.

Cornos. Sim, nascem, literalmente, cornos na cabeça de Ig, iguais aos do Senhor das Trevas (não, não estou a falar do Voldemort, falo mesmo do Diabo). E estes, ao contrario do que estariamos à espera, não causam grande transtorno a quem os vê. Aliás, estes, fazem com que as pessoas revelem a Ig o pior delas e que lhe confessem os seus segredos mais intimos e escabrosos. Claro que Ig vai usar esta sua nova condição a seu favor, tentando, desta forma, descobrir o verdadeiro culpado pelo assassinato de Merrin. Só há uma pessoa que não consegue ver os cornos de Ig: Lee (Max Minghella), melhor amigo e advogado do nosso protagonista, não é afectado pelos novos poderes de Ig. Porquê? Têm de ver o filme! (Achavam mesmo que eu vos ia spoilar o filme todo?!)


O filme está realmente extraordinário! Dan interpretou esta personagem de forma perfeita. Não consigo achar falhas nenhumas: ironia, drama, humor negro...tem tudo. Mas não é só ele! Todas as personagens estão fantásticas, aliás a trasformação delas "antes e pós-cornos" (isto não soa muito bem....enfim...) está muito bem conseguida, diria mesmo genial! Infelizmente não vemos muito da Juno Temple que é uma actriz muito talentosa dentro da sua geração (coitada... A rapariga também é logo morta...).

Curiosidade: O filme está recheado de referências iluministas. Diabo ou Lúcifer (como estes o denominam) é um anjo caido do céu, tal como o próprio Ig se denomina no filme.
Lúcifer = estrela da manha; anjo da Luz.


Ig Perrish: In the end, I embraced the horns. Like an angel who fell to earth I became a devil, one last time. But revenge is all consuming. And my time has come to return to you. So we can be together again. If this isn't paradise, I don't know what is.

Espero que tenham gostado!
Bons filmes!

Carina Diogo