quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SAW - «I want to play a game» - Parte 2

Tal como prometido, cá está a segunda parte da minha aventura de Halloween!


Podem reler ou ler a primeira parte aqui.

[CONTÉM SPOILERS]

Saw V - A Sucessão (2008):


Jogo paralelo à acção principal: Grupo de 5 pessoas a ser testadas numa casa. O jogo foi todo elaborado para que chegassem as 5 vivas ao final, porém estas sucumbiram ao «instinto natural» e em cada fase era morta uma pessoa. Apenas 2 sobreviveram.


O Agente Strahm (Scott Patterson) quando encontra o corpo de John (Tobin Bell) é testado. Este, graças ao seu sangre frio consegue sobreviver. O que não era suposto acontecer, era suposto morrer e Hoffman (Costas Mandylor) sairia como o Herói da história, tendo salvo a filha de Jeff (Angus Macfadyen), se bem se lembram estava em paradeiro desconhecido (Saw III).


Somos transportados para uma sala na qual um homem está a ser testado e, como não se conseguiu libertar a tempo é cortado ao meio. Este teste foi engendrado por Hoffman, mas por conta própria, foi feito para parecer um crime cometido por «Jigsaw». O homem testado tinha morto a sua irmã. Depois deste episódio John recruta-o para seu ajudante. 

Jill Tucker (Betsy Russell) recebe uma caixa misteriosa, herança do seu falecido ex-marido, John

O filme gira todo em volta do facto de Hoffman se ter juntado a John, como este o ajudou em alguns teste, inclusive no teste final de Amanda (Saw III) e de como ele estaria a ser preparado para ser o dono do seu legado.


No final, Hoffman faz de tudo para parecer que Strahm é o culpado e colaborador de «Jigsaw». Este morre num teste organizado por Hoffman que é, supostamente, o novo «Jigsaw». 

Saw VI - Jogos Mortais (2009):


Jogo paralelo à acção principal: Will (Peter Outerbridge), de uma seguradora de saúde, é testado. Marido de uma jornalista que acompanha de perto o caso «Jigsaw». Morre depois da família, também em jogo, de um cliente que Will recusou assegurar (e por não conseguir pagar uma operação da qual precisava morreu) puxar uma alavanca que determinava a morte deste. 

Novamente, a trama é sobre Hoffman, que continua a arranjar provas que culpem o agente Strahm, nomeadamente andar com a mão do falecido a colocar impressões digitais em todos os jogos de «Jigsaw» (que inteligente! xD). 

Jill Tuck, ex-mulher de John, ganha protagonismo. A caixa misteriosa continha uma série de ficheiros que esta dá a Hoffman (para elaborar teste de Will), porém, Jill, guarda um dos ficheiros, o número 6 (coincidência? Saw VI (6); ficheiro 6...tudo pensado ao pormenor!).


O ficheiro 6 era um teste para Hoffman, e Jill executa-o: o teste é o da nossa adorada «armadilha do urso reversa». Este, inteligente, como não encontra uma chave para se libertar (nem era suposto encontrar, era mesmo para morrer de vez), mesmo antes da armadilhar se activar, este consegue prende-la numas grades e ela abre de maneira a que este consiga escapar, apesar de lhe rasgar parte da cara (uma imagem bonita de se ver --").


Será que Hoffman sobrevive?? 

Saw VII 3D - O Capítulo Final (2010):


Jogo paralelo à acção principal: Bobby (Sean Patrick Flanery),supostamente já foi testado por «Jigsaw» ou pelo menos é o que este diz para poder ganhar dinheiro. Ele, na verdade, nunca foi testado. Chegou a altura de ser realmente posto à prova. Aliás o seu último desafio é o mesmo que ele se gaba de ter sobrevivido. 


Pois bem, voltando à história principal: Hoffman não morre e jura vingança a Jill. Por sua vez esta, cheia de medo, vai ter com o Agente Gibson (Chad Donella) para a defender e revela-lhe que Hoffman é quem está por trás dos crimes de «Jigsaw». 

O filme gira todo em torno das tentavas de Hoffman se vingar, tanto da polícia como de Jill. No fim consegue, de facto, matá-la, com que teste? Exacto, a «armadilha do urso reversa», a preferida e mais utilizada nos jogos (Amanda (Shawnee Smith), Hoffman e Jill).


Lembram-se do Dr. Gordon (Cary Elwes)? Forçado a cortar a sua própria perna para poder sobreviver no primeiro capítulo desta saga, reaparece. Este mata Hoffman, porquê? Este estava incumbido por John de proteger Jill e caso lhe acontecesse alguma coisa ele podia agir em seu nome.


Gordon esteve sempre ao lado de Jonh, é ele o mais fiel colaborador (desde que passou o seu teste) e o detentor final do legado de «Jigsaw». Se bem se lembram este já havia sido suspeito de ser ele próprio o «Jigsaw» (primeiro Saw, antes de ter sido testado). Parece que o Suspeito se torna Culpado. 

«Game Over»


Espero que tenham gostado!

Carina Diogo

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

SAW - «I want to play a game» - Parte 1

Bem sei que em Portugal não se festeja o Halloween, mas sendo eu uma amante de filmes de terror (ou de carnificina pura, neste caso) decidi vivê-lo com uma boa maratona de Saw.


Porquê o Saw?? Bem, não sei como é com vocês, mas à pelo menos 2 anos que não sai nenhum capítulo desta sangrenta saga e portanto quando falo ou penso nos filmes a memória falha-me e baralho muito os filmes. Baralho a cronologia toda, não me lembro dos «jogos» todos... e como todos os amantes de Saw sabem estas são as peças fundamentais para perceber esta saga.

Assim, aventurei-me! Numa semana revi todos os filmes desta sádica e genial saga. Não me vou alongar demasiadamente apenas me vou focar no mais importante de cada filme para consegui montar o puzzle por detrás da história. Para não ficar uma publicação muito longa decidi repartir os filmes em duas partes.

[CONTÉM SPOILERS]

Saw - Enigma Mortal (2004):


No primeiro capítulo somos levados para uma casa-de-banho na qual jaz um Homem com um gravador numa mão e uma pistola na outra. Neste mesmo espaço estão mais dois Homens presos pelo pé: são Adam (Leigh Whannell) e Dr. Gordon (Cary Elwes).

Nenhum deles sabe como ou porque foram lá parar, ou o que está sequer a acontecer. Dr. Gordon é quem descobre primeiro o enigma e diz a Adam que aquilo é um jogo proporcionado por «Jigsaw» (Tobin Bell).

O tempo volta atrás 5 meses para Gordon poder explicar a Adam o que está a acontecer com eles.
O aclamado «Jigsaw» é alguém que coloca pessoas em jogos nos quais estas têm de lutar pelas suas vidas, à sempre um modo de escapar à morte e ele não mata nem obriga ninguém a matar-se, é o jogo que o faz. E porquê testar estes comuns mortais? Porque, segundo ele estes não dão valor à vida.

Gordon foi ele próprio suspeito de cometer estes crimes. Médico, casado e com uma filha, foi encontrada uma prova num jogo que terminou, como acontece habitualmente, em morte que o liga a este crime.

É nesta fase que conhecemos Amanda (Shawnee Smith). Ex-toxicodependente, diz ter sido salva por «Jigsaw» quando este a colocou à prova e ela saiu viva para contar a história. Amanda tem um minuto para se libertar da «armadilha do urso reversa», como o nome indica, funciona ao contrario da maioria das armadilhas. Em vez que fechar para apanhar algo, o pior pesadelo de quem está preso nela é que esta abra, pois quando isso acontece...bem...acho que percebem pela imagem.


Porém, Amanda, depois de achar uma chave, que estava dentro do estômago de um Homem VIVO, consegue libertar-se e sobrevive.

Voltando ao presente, a família de Dr. Gordon foram feitas reféns de Zep (Michael Emerson) também ele num «jogo»: corre-lhe um veneno nas veias que só «Jigsaw» tem o antídoto.  Gordon ao saber disto e depois de um telefonema no qual ouve «disparos» entra em desespero e com a ajuda de uma serra fornecida por «Jigsaw» (how sweet is that?? xD) corta o próprio pé para se libertar. Promete voltar com ajuda para libertar Adam.

Mas este não vai ter tanta sorte: o Homem, supostamente morto na casa-de-banho, está afinal vivo e é o próprio «Jigsaw». Este abandona Adam na casa-de-banho, condenando-o à morte.

E Dr. Gordon?? Isso são cenas dos próximos capítulos.

Saw II - A Experiência do Medo (2005):


Jogo paralelo à acção principal: 6 pessoas numa casa expostas a um gás mortífero. Para obterem antídotos que os ajuda a sobreviver a este gás têm de completar vários desafios.
Entre estes 6 anónimos está Daniel (Erik Knudsen), filho do Detective Eric Matthews (Donnie Wahlberg) que anda a tentar desvendar quem é «Jigsaw».

Eric encontra «Jigsaw» (cujo nome próprio é John Tucker) e é o próprio que lhe diz que o filho está a ser testado.


Quem também foi posta à prova pela segunda vez é Amanda (sobrevivente da «armadilha do urso reversa»), desta vez por esta se andar a automutilar. Desrespeitar o corpo não é aceitável para o «justiceiro Jigsaw».


Eric, depois de utilizar meios de persuasão muito eficazes, ou seja, depois de lhe oferecer uma valente tareia, consegue que «Jigsaw» o leve à casa onde está a decorrer o jogo.
Porém, isto não correr muito bem para o Detective: «Jigsaw» pediu para este o ouvir, e se este o fizesse Daniel seria entregue são e salvo ao pai. Como é que «Jigsaw» podia garantir isto? O teste de Daniel e dos outros 5 não estava a acontecer em tempo real. Isto foi tudo engendrado para levar Eric ao local do «jogo» para ser ele o primeiro testado de Amanda (absolutamente genial e perverso).

É verdade, Amanda apenas estava no jogo para se certificar que as «regras» eram cumpridas, nunca esteve em risco. Ela é a mais nova colaboradora de «Jigsaw» e é ela quem vai ficar responsável pelos «Puzzles» pois John está a morrer de cancro.

Eric fica preso na casa-de-banho onde decorreu o teste de Adam e Lawrence. Será que morreu??

Saw III - O Legado (2006):


Jogo paralelo à acção principal: Jeff (Angus Macfadyen) tem de passar uma série de desafios para chegar ao Homem que assassinou o seu filho. Foi posto à prova por estar demasiadamente agarrado à vingança, não conseguindo ultrapassar a morte do filho.

Como se soube no filme anterior, John Jigsaw») estava a morrer vitima de cancro,  posto isto, este escolhe uma médica para o colocar fora de perigo Lynn (Bahar Soomekh) é a médica escolhida para o feito. Óbvio que ela vai ser vitima de um jogo: é-lhe colocado uma espécie de «colar» que está ligado ao batimento cardíaco de John, se o seu coração parar de bater antes que Jeff complete o seu teste, o colar explode e ela, bem...acho que sabem a consequência.


No fim, à uma reviravolta, na minha opinião, brilhante: isto era tudo um teste para Amanda, que «Jigsaw» achava demasiado sentimental para ser dona do seu legado.

Antes de saber disto, Amanda, cheia de ciúmes da relação estabelecida no momento entre John e Lynn manda um tiro à médica, que é, na verdade, mulher de Jeff.
Jeff ao deparar-se com a sua mulher nos seus braços entre a vida e a morte dá um tiro a Amanda e é quando esta sabe que estava a ser testada. Amanda morre.

Jeff é posto de novo à prova: John diz-lhe que este não o pode matar se quer que Lynn sobreviva. Será que ele é capaz de perdoar, ou o teste a que foi submetido anteriormente de nada serviu?
Ele perdoa, mas isso não o impede de degolar John. Este revela-lhe por uma mensagem anteriormente gravada (este homem pensa mesmo em tudo!) o porquê deste não o poder matar. Lynn morre quando o batimento cardíaco de John pára.

O que aconteceu a Jeff?? Soubemos também que a sua filha foi feita refém de John e apenas ele sabe o paradeiro dela, será que Jeff, ao ter morto John a condenou à morte também??

Saw IV - A Revelação (2007):


Jogo paralelo à acção principal: Agente Rigg (Lyriq Bent) é testado e é-lhe pedido para agir como se do próprio «Jigsaw» se tratasse. É o suspeito principal de ser o colaborador de John, muito por este jogo e pelo facto de parte dos seus colegas terem morrido nas mãos do «Jigsaw». O seu teste consiste em passar por uma série de desafios, que consistem em ele próprio testar outras pessoas segundo as direcções de John. É-lhe dito que se ele terminar com sucesso o teste poderá libertar o seu colega e amigo Detective Eric Mathews (fica preso no final do Saw II). 

A trama começa com a autópsia ao corpo de John Tucker Jigsaw») No seu estômago encontram uma cassete dirigida ao Detective Hoffman (Costas Mandylor

Sabemos, mais tarde que o teste a Rigg está a acontecer ao mesmo tempo que o teste de Jeff, Lynn e Amanda (Saw III).

Rigg falha o seu teste, não teve a «paciência» requerida por «Jigsaw» e ao entrar na sala onde estavam Eric, Hoffman e Art (Louis Ferreira - advogado de Jill Tucker (Betsy Russell), ex-mulher de John) provocou a morte imediata do colega (havia sido revelado que se a porta fosse aberta antes do tempo de Rigg acabar, a cabeça de Matthews seria esmagada por blocos de gelo e Hoffman seria electrocutado por um aparelho).


Rigg corre pela porta restando apenas um segundo; Matthews tenta impedi-lo com um tiro, mas acaba morto. Rigg atira em Art, enquanto que noutra sala, o Agente Strahm (Scott Patterson - quem lidera as operações de busca de Rigg e de «Jigsaw») mata Jeff sem saber que ele está à procura da sua filha. 

Hoffman, que na verdade nunca esteve em perigo, levanta-se e tranca Rigg e Strahm na fábrica, mostrando que este é mais um dos colaboradores de «Jigsaw». 

O filme mostra novamente a cena da autópsia do início, revelando que a mesma ocorreu após os eventos mostrados. Hoffman ouve que os jogos apenas começaram, que está errado em acreditar que tudo acabou por causa da morte de «Jigsaw», e que ele não deveria pensar que não será testado.


O que acontecerá a Strahm e Rigg??

Espero que tenham gostado e não percam a próxima publicação!

Carina Diogo