domingo, 24 de junho de 2012

Mirror Mirror

Elenco principal: Julia Roberts, Lily Collins e Armie Hammer


«Ten years passed, and Snow White grew older and blossomed. But the kingdom fell into an icy despair, and the queen realized that if wanted to remain the most beautiful woman in all the land... well... Snow would have to do what snow does best. Snow would have to fall.»

Julia Roberts, The Queen


Este é o mote para uma divertida história (uma das...) sobre a doce Branca de Neve.
Podemos dizer que assistimos a uma tendência, tanto em cinema como em televisão a Branca de Neve é a estrela! Em Once Upon a Time... podemos ver uma Branca de Neve que não sabe que o é; em Snow White: a Deadly Summer uma adolescente dentro de um filme de terror; em Snow White and the Huntsman, apesar de ainda não ter visto (está para breve!!), uma guerreira; finalmente, em Mirror Mirror temos uma Branca de Neve mais convencional: presa num castelo, mandada matar pela Rainha Má, encontra Sete anões, trata da casa deles, faz panquecas, aprende a lutar, vira ladra e beija o Príncipe para o libertar do feitiço da Rainha Má! Ups, lá se vai o convencional!


Apesar de parecer super excitante, na minha opinião o papel perdeu bastante por ter sido interpretado da maneira que foi por Lily Collins. Esta fez uma Branca de Neve muito «sem sal», muito apática, sem personalidade, contrastando com a fantástica personalidade da Rainha Má, interpretada brilhantemente por Julia Roberts!


Posso mesmo dizer que Julia Roberts esteve no seu auge e sem ela o filme perdia a graça toda! Também achei interessante e estava curiosa de ver como iam retratar o espelho neste filme (isto porque com os trailers de Snow White and the Huntsman fiquei fascinada com a maneira como fizeram o espelho!). O espelho, neste caso, funciona como uma realidade paralela para onde a Rainha é transportada de cada vez que quer fazer as suas conspirações. E Julia Roberts interpreta, na realidade dois papéis: pois a imagem reflectida no espelho, interpretada pela mesma actriz, funciona como uma consciência da própria Rainha.


Não seria uma história da Branca de Neve sem o Príncipe! Este foi também muito bem interpretado por Armie Hammer que interpretou uma dupla personagem em Rede Social. Este príncipe chega a ser ridículo, porém funciona muito bem no filme! Por isso, foi uma boa personagem com uma boa representação.


Resta-me dizer que quem ficou realmente abaixo das expectativas e do próprio filme, sendo completamente ofuscada pela Rainha Julia Roberts, foi mesmo a própria da Branca de Neve, fracamente interpretada por Lily Collins. Uma Branca de Neve completamente sem vida ou personalidade que o filme exigia.



Outra critica: para mim não é história da Branca de Neve sem a famosa Maça! Sim, ela apareceu de facto, mas mesmo nos últimos minutos do filme e nem sequer serviu para nada... Mas serviu para reforçar a não-convencionalidade do filme, portanto a fraca aparição da grande estrela do conto funcionou neste caso.



Em suma: um filme divertido para um Domingo à tarde.

Espero que tenham gostado!

Carina Diogo

Sem comentários:

Enviar um comentário